Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ansiedade

Área de intervenção - Ansiedade


O que é?

A ansiedade é uma reação fisiológica universal perante uma sensação de perigo ou de ameaça, sendo que todos os seus efeitos são reações normais que têm como objetivo preparar-nos para lutar ou fugir.

As Perturbações de ansiedade surgem quando:

  • A ansiedade se torna desproporcional e excessiva em relação ao estímulo que a originou, surgindo muitas vezes na ausência de um perigo real;
  • A ansiedade se torna mais persistente e causa sofrimento, interferindo de forma negativa com a vida social, familiar, escolar e laboral do indivíduo.

As Perturbações de ansiedade podem afetar até 33% da população mundial ao longo da vida, sendo mais prevalentes no género feminino.

Sintomas

  • Sensações de medo, de irritabilidade, tensão, apreensão e preocupação
  • Diminuição da atenção/ concentração
  • Inquietação psicomotora
  • Aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e respiratória, suores, boca seca, tremores, tonturas, desconforto/ aperto torácico, sensação de falta de ar, fadiga, entre outras manifestações físicas.
  • Insónia
  • Comportamentos de evitamento

Perturbações de ansiedade

Caracteriza-se pela presença de ataques de pânico recorrentes e pela preocupação persistente com a possibilidade de ocorrência de ataques futuros ou com as consequências dos mesmos. Os ataques de pânico consistem em episódios espontâneos e abruptos de ansiedade intensa, sem fator desencadeante identificável, que se fazem acompanhar de sintomas físicos (como palpitações, dor torácica, sensação de falta de ar, hiperventilação, tonturas…) e/ou cognitivos (medo de morte iminente, medo irracional de perder o controlo ou de enlouquecer).

Ansiedade exagerada que ocorre em situações ou ambientes nos quais a pessoa teme que a ajuda possa não estar disponível caso algo ocorra (por exemplo, caso tenha um ataque de pânico) ou que a fuga seja difícil. Tais situações são frequentemente evitadas ou apenas enfrentadas na presença de um acompanhante.

Caracteriza-se por ansiedade e preocupação excessiva e persistente acerca de várias situações do dia-a-dia, vistas como difíceis de controlar. Manifesta-se por sintomas como tensão, inquietação, nervosismo, cansaço fácil, dificuldades de concentração e perturbação do sono.

Caracteriza-se por ansiedade e preocupação excessiva e persistente acerca de várias situações do dia-a-dia, vistas como difíceis de controlar. Manifesta-se por sintomas como tensão, inquietação, nervosismo, cansaço fácil, dificuldades de concentração e perturbação do sono.

Ocorrem em contexto de exposição social ou pública, traduzindo-se pelo medo e ansiedade marcados e persistentes ou evitamento de interações sociais ou de situações de desempenho perante outros, em que a pessoa é avaliada ou escrutinada, receando o julgamento negativo ou a crítica por parte de terceiros, assim como o embaraço, a humilhação ou a rejeição. Existe tipicamente medo de apresentar sintomas físicos, como rubor facial, tremor ou gaguez, designadamente, quando sob avaliação ou no desempenho de alguma tarefa, como falar em público, por exemplo.

Tratamento

As opções terapêuticas englobam abordagens de índole psicológica/ psicoterapêutica e farmacológica. Existem vários fármacos disponíveis para tratar as Perturbações de ansiedade, que deverão ser sempre prescritos pelo médico. Pretende-se a melhoria e remissão dos sintomas, a melhoria do funcionamento e a prevenção de recaída.