Depressão

Área de intervenção - Depressão

O que é?

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns, estimando-se que uma em cada cinco pessoas irá apresentar critérios diagnósticos para a doença nalgum momento da sua vida.

As mulheres parecem ser mais afetadas do que os homens, sendo a idade média de início da doença aos 25 anos (para ambos os sexos).

A depressão afeta de modo significativo várias áreas da vida, nomeadamente a vida laboral, académica e socio- familiar, sendo uma importante causa de incapacidade à escala global.

Sintomas

• Sentimentos de tristeza, de irritabilidade ou apatia durante a maior parte do dia
  • Diminuição acentuada do interesse e prazer
  • Perda de energia ou cansaço
  • Perturbação do sono
  • Variações significativas do peso e do apetite
  • Sentimentos de desesperança, de culpa, de inutilidade e de autodesvalorização excessivos e inapropriados
  • Agitação ou lentificação psicomotoras
  • Diminuição da capacidade para pensar ou concentrar-se
  • Ideias de morte e tentativas de suicídio

Tratamento

As opções terapêuticas para a depressão centram-se na psicoterapia e na farmacoterapia. As medicações disponíveis, particularmente os antidepressivos, têm mecanismos de ação distintos, sendo que a escolha do fármaco recai sobre vários fatores, como o tipo de depressão, as características clínicas do doente e condições comórbidas, designadamente.

O tratamento é importante, para melhorar os sintomas da doença e impedir que a depressão se prolonge e se torne mais grave, melhorando, dessa forma o prognóstico e reduzindo o risco de consequências negativas, como o risco de suicídio.