Doença Bipolar

Área de intervenção - Doença Bipolar

O que é?

A doença bipolar é uma doença psiquiátrica que afeta o humor, o pensamento
e o comportamento. É uma das doenças mentais mais comuns, estimando-se
que cerca de 2% da população sofra desta doença, que afeta tanto homens
como mulheres.

A doença bipolar é crónica e recorrente, mas com um tratamento adequado
pode manter-se estável.

Sintomas

Energia: aumento exagerado de energia, sem cansaço associado, menor necessidade de dormir.

Sentimentos: autoestima exagerada, euforia, sentir-se “o melhor que já se sentiu” ou, pelo contrário, extremamente irritado ou com muita raiva.

Pensamentos: crenças irrealistas sobre as suas capacidades, ter muitas ideias novas e entusiasmantes, fazer muitos planos, saltar muito rápido de um pensamento para outro, perder a concentração, tomar decisões rápidas sem pensar nas mesmas, fraco discernimento, perda da noção da realidade, podendo existir ideias estranhas, como delírios e “vozes”.

Comportamentos: falar mais e mais rápido do que o habitual, com mudanças frequentes de assunto, começar conversas com estranhos, aumento do impulso sexual, comportamento desinibido, gastar demasiado dinheiro de forma irrefletida, não recear o perigo, abusar de bebidas alcoólicas ou outras drogas.

Energia: falta de energia, sentir-se cansado a maior parte do tempo, dormir demasiado, ficar na cama o dia todo, ter dificuldade em adormecer, acordar cedo demais.

Sentimentos: sentir-se triste, ansioso ou “vazio”, perder o interesse ou o prazer em todas ou quase todas as atividades, sentimentos de inutilidade, desespero ou culpa excessiva, sentir falta de desejo sexual.

Pensamentos: dificuldades em ordenar os pensamentos, pensamento lento, dificuldade em pensar, concentrar-se e decidir, ter pensamentos de morte.

Comportamentos: negligenciar o aspeto e a higiene pessoal, sentir vontade de se isolar, não ter capacidade para desempenhar rotinas diárias simples, realizar tarefas com muito menos eficácia.

Tratamento

Existem tratamentos muito eficazes para estabilizar a doença, permitindo que as pessoas afetas de doença bipolar possam levar uma vida social, familiar e
laboral adaptada. A medicação é fundamental no tratamento da doença bipolar, pois atua corrigindo falhas na forma como o cérebro regula o humor,
os pensamentos e os comportamentos. Os medicamentos usados frequentemente para tratar a doença bipolar são estabilizadores do humor e
antipsicóticos.

Sem tratamento, podem ocorrer consequências graves em diversos aspetos da vida da pessoa, assim como maior número de recaídas.